quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Geração "PontoCom" e as minhas aulas

No texto apresentado sobre as aulas de violino, percebe-se que na metodologia utilizada pela professora ela parte da prática para teoria, ou seja, a aprendizagem acontece através das experiências vivenciadas pelos alunos e a professora torna a sua aula dinâmica, utilizando estratégias diferentes o que faz da aula um momento agradável na vida dos alunos. Este texto é importante para refletirmos sobre o tipo de prática pedagógica que estamos adotando em sala de aula com os nosso alunos, em se tratando dos diferentes recursos tecnológicos que temos na atualidade.
Acredito que minhas aulas não são iguais as de violino, mas tenho utilizado de várias estratégias para atingir o aluno. Leciono a disciplina de Geografia e a análise e comparações de mapas pode tornar a aula bem dinâmica com os mapas temáticos já fiz várias experiências utilizando com os meus alunos as pesquisas na internet, os DVDs, para que eles pudessem através das imagens e pesquisas expressar os seus conhecimentos e ampliá-los. Acredito que essas situações de aprendizagem foram importantes para mobilizá-los a sair da rotina e levá-los a outras experiências. No ano passado estávamos com um 3º ano do Ensino Médio muito disciplinado e interessado a leitura.
Por esta razão foram orientados a realizar um trabalho final de Curso no qual deveriam apresentar uma pesquisa e utilizar formas diferenciadas para apresentação desta pesquisa, inclusive os trabalhos foram todos digitados dentro das normas da ABNT e com a presença da bancada de professores para a avaliação.
Este ano também estou com os terceiros anos e um dos grupos de alunos também se interessou em apresentar um trabalho diferenciado do Projeto DAC, entre vários temas orientados nos grupos em sala de aula, o tema escolhido foi : O Aral virou areal.
O grupo apresentou uma pesquisa bem elaborada e também a estratégia de explicação utilizando Data show para apresentar o roteiro do trabalho e as imagens de satélite e explicá-la.
Acredito que ao interagir com os alunos utilizando o blog será uma ferramenta a mais para enriquecer as aulas. Oriento-os sempre a fazerem pesquisas e utilizar a construção ou interpretação dos infográficos, mapas, gráficos, tabelas para enriquecer as aulas e para que eles se sintam cada vez mais aptos a interpretar as imagens e informações de códigos e legendas. Os trabalhos também vem sendo realizados através de interpretação de imagens pesquisadas na internet e também vídeos direcionados aos temas trabalhados.

Um comentário:

  1. Sônia

    Que dez essa sugestão de trabalho de conclusão de curso aos terceiros anos!
    Acredito que é um trabalho de grande valia aos alunos e professores da escola.
    Parabéns pela iniciativa.
    :)

    ResponderExcluir